Ayurveda

 

    A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus ou vida e veda ou conhecimento. 

 

      “O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” 

 

    Segundo esta definição Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano.

    A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo.

    Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia ( diagnóstico do desequilíbrio), neste site encontramos o questionário dos doshas que aponta esta desarmonia através de um interrogatório com 27 questões para cada dosha. Você deve responder as questões de acordo com os seus sintomas atuais, pensando em como você está se sentindo nos últimos dias. 

    O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.

   

  “Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam ( o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado ( demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais ( agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças”

 

 

ABHYANGA (MASSAGEM AYURVÉDICA)

   

    Abhyanga  é a massoterapia Ayurvédica de maior importância, por ser praticada antes das outras terapias, servindo como uma base para os outros tratamentos que o paciente necessita, promovendo a desintoxicação do corpo, principalmente músculos e tendões. Ajuda a drenar a “sujeira” do corpo para ser eliminado pelos rins e intestino. Indicado para diminuir estress, fadiga, falta de energia, apatia e depressão. Desperta o corpo, revigora os tecidos e órgãos e trás uma sensação de leveza e bem-estar.São usados óleos vegetais e medicados de gergelim, côco e mostarda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UDWARTANA (massagem com pós de ervas)

 

   Udwartana é uma massagem cuja técnica consiste na de fricção de pós de ervas medicinais aquecedoras na pele com uma fina camada de óleo. Este é um procedimento aplicado em todo o corpo (menos rosto). É uma massagem profunda, vigorosa e estimulante que energiza os pontos vitais do corpo (Marmas), drena toxinas e promove uma esfoliação da pele, permitindo que esta respire melhor. Proporciona perda de peso devido ao aumento do metabolismo e circulação da energia desbloqueada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SHIRODHARA

 

Shirodhara é o fluxo de um líquido morno, (óleo ou leite, dependendo da constituição da pessoa) caindo sobre a testa logo acima das sobrancelhas, na região do Ajana Chakra. Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro. É uma terapia que proporciona extremo relaxamento. Após o procedimento, o paciente responde com saúde, vitalidade e profundo bem estar.

Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PINDA SVEDA

 

No Pinda Sveda é usada uma mistura de óleo com ervas aquecidas, unidos em uma trouxa de pano, que será depositada sobre a região do corpo onde apresentam as dores. O procedimento, é indicado em dores e edemas, artrites, tendinites, problemas causados pela degeneração dos ossos, torções e distensões de músculos.

ELAKIZHI (PATRAPOTALISWEDAN) 
Trouxinhas medicinais de folhas/ervas


É um tipo de tratamento de swedana (sudação) no qual todo o corpo ou qualquer parte específica pela aplicação de trouxinhas de folhas medicinais (as folhas medicinais são cortadas em pequenos pedaços e processadas nos óleos medicinais) externamente na forma de trouxinhas amarradas em saco de musselina, mergulhando-os em óleos medicinais quentes. Isso é feito por 45 minutos. Pó fino de ervas medicinais também é usado. Este tratamento é eficaz na dor lombar crônica e nas queixas reumáticas, artrite, paralisia, dor e inchaço nas articulações e emaciação dos membros. Estimula e fortalece os sistemas nervoso e muscular, aumenta a circulação e a taxa metabólica, reduz a rigidez e dor, melhora o tom da pele.

NASYA
Administração de óleo medicado, suco de ervas ou outras formulações medicinais nas narinas após a aplicação adequada de óleo medicado e fomento no rosto mantendo os olhos protegidos do calor aplicado durante o fomento. O nasyam ajuda a evacuar elementos acumulados nos seios nasais, estimula os centros neuro hormonais, melhora a função dos olhos, nariz, orelhas, induz o sono sadio e fortalece o pescoço e o ombro. É muito eficaz no tratamento da sinusite, congestão nasal, problema dental, ouvido, doença ocular, paralisia facial, enxaqueca e degeneração cervical.

SIROVASTI

Óleo morno medicado é colocado  sobre a cabeça por cerca de uma hora dentro de uma capa colocada em torno da cabeça. Este tratamento é muito eficaz em paralisia facial, catarata, surdez, dor de ouvido, cefaleia crônica, insônia, estresse psicossomático e outras doenças que acometem os nervos cranianos. Estimula o sistema nervoso e promove a concentração mental.

KARNA PURANA

Karna Purana é um tratamento Ayurvédico também conhecido como "Cone Hindu" ou "Cone Chinês", que tem como principal objetivo a desobstrução dos canais energéticos (limpeza do campo áurico), desobstrução do ouvido, nariz e garganta.

Trata-se de uma técnica popular passada de geração a geração. Utilizada há mais de três mil anos pelos hindus para limpar os ouvidos e canais respiratórios e pelas elites religiosas das grandes civilizações, como sacerdotes maias e monges tibetanos para obter centralização, alinhamento e harmonização de pensamentos, sentimentos, emoções e todos os demais aspectos que, quando em equilíbrio favorecem a conexão com a divindade, a comunicação com as esferas superiores. 

Como são produzidos?

Os cones são produzidos com cera de abelha, puro algodão e própolis.

Indicações:

Podem ser usados por bebês, crianças e adultos, desde que aplicado pelo profissional habilitado.

Contraindicações:

Processos cirúrgicos recentes, cisto nos ouvidos, mastoidite, corrimentos, osteosclerose, perda de audição congênita, tumores no ouvido.

Indicações para a utilização do Karna Purana:

* Alergias respiratórias
* Alinhamento dos Chakras
* Ansiedade, estresse, nervosismo
* Dores de cabeça e enxaquecas
* Eliminação de energia intrusa
* Estados de gripais
* Excesso de cerúmen
* Excesso de energia em pontos específicos
* Excesso de mucosidade (ouvido, nariz e garganta)
* Falta de centralização energética, física e espiritual
* Insônia
* Labirintopatia
* Otalgias
* Perda de audição por bloqueio de secreções
* Redução olfativa
* Síndrome de Meniére
* Sinusite aguda ou crônica
* Tensão nervosa
* Tonturas sem causas definidas
* Zumbidos e vertigens


Benefícios Terapêuticos:

* Acalma o sistema nervoso
* Ativa a circulação nos ouvidos
* Aumento da atenção, da percepção e da intuição
* Auxilia no redirecionamento da vida
* Cessa os sintomas físicos causados pelos desequilíbrios energéticos
* Desintoxica os sinus
* Desobstrui o ouvido, nariz e garganta
* Desobstrui o sistema linfático
* Eleva o padrão vibratório
* Estimula o SNC proporcionando clareza na audição e na visão, melhorando o paladar e o olfato
* Facilita o desenvolvimento mediúnico
* Fortalece o sistema imunológico
* Realinha os chakras
* Promove a centralização energética, emocional e espiritual
* Purifica a energia
* Traz clareza aos pensamentos


Aplicação e Princípio de Funcionamento:

Coloca-se a parte mais fina do cone na entrada do ouvido, em seguida, acende-se a outra extremidade. 
Assim que o fogo consome todo o oxigênio contido no interior do cone, inicia-se um suave processo de aspiração (pressão negativa por causa do vácuo).
Esta aspiração juntamente com a fumaça e o calor, mobiliza todo muco acumulado nas passagens internas do ouvido, nariz e garganta. 
Esta mobilização de muco desobstrui as passagens internas, ajudando assim o organismo a se autorregular. 
Além de melhorar a audição por desobstruir o canal do ouvido, ele promove o equilíbrio emocional, sensorial, apura os sentidos e contribui para o desenvolvimento espiritual, uma vez que clareia a mente, aguça os sentidos e aumenta a sensibilidade e a intuição. Suas propriedades agem de forma a realizar uma limpeza profunda, retirando e transmutando as energias negativas, combatendo e prevenindo várias doenças. 
Ao terminar o processo de limpeza, podem ser visto no cone os objetos cristalizados que foram eliminados.

A terapia com os cones, além de tratar a visão, olfato, paladar, audição, promove processos energéticos que harmonizam os elementos do Ar e Água do sistema auditivo, tranquiliza o Shen (Mente) e ativa os meridianos.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a saúde do ouvido está intimamente ligada às condições energéticas dos rins, e pertencem ao elemento água.

Na Índia é conhecido para “clarear a mente”, “retirar os maus espíritos” e “purificar os sonhos”.

www.studiodeyoganamaste.com  (37) 3244-3142 e 9 9840-5785

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now